Em parceria com o COREN, equipe multiprofissional do Hospital da Mulher participa de Roda de conversa sobre câncer de mama

Em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN), parte da equipe multiprofissional do Hospital da Mulher levou informação, debateu e desmistificou crenças populares relativas ao câncer de mama em Roda de Conversa realizada na terça-feira (22), no auditório do COREN-BA, em Salvador.

Voltada a estudantes, técnicos de enfermagem e enfermeiros, a ação teve como facilitadoras a enfermeira coordenadora do Serviço de Oncologia Clínica da unidade, Michelle Rocha, a coordenadora do Serviço de Psicologia, Mariana Britto e a assistente social Taiana Silva.

O que é o câncer, mitos e verdades sobre a doença, efeitos da quimioterapia e radioterapia, assim como fatores de risco e fatores protetores foram algumas das temáticas levadas para discussão. De acordo com Michelle, encontros como este são sempre produtivos. “A gente acaba desmistificando muitos preconceitos que as pessoas acabam desenvolvendo. Então passamos informação, mas também fazemos a construção de um cuidado”, acredita.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para 2019, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil, o que representa um risco de cerca de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas da doença são nódulo, pele avermelhada ou com alterações e saída de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços.

Apesar de diversos agentes estarem relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama, alguns hábitos devem ser adotados como prevenção, de acordo com recomendação de especialistas. Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e uso de hormônios sintéticos e realizar a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos, estão entre as principais indicações.

 

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba