O Hospital da Mulher promoveu, no mês dedicado à conscientização sobre a doação de sangue, uma série de iniciativas educativas para pacientes e colaboradores. Entre as ações realizadas, os profissionais participantes do Programa de Aprimoramento Multiprofissional (PAM) participaram de encontros teóricos com especialistas da área, os quais esclareceram dúvidas e desmistificaram informações relacionadas ao gesto.
Como parte do encerramento das atividades, os aprimorandos realizaram visita a um dos pontos de coleta da Hemoba na capital. A enfermeira referência do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital da Mulher, Sidmara Maurício, destacou a importância da atividade para a formação dos profissionais e também para o fortalecimento de valores humanos. “A iniciativa busca estimular a empatia e o senso de responsabilidade com o próximo. Muitos estão doando sangue pela primeira vez. Conhecendo a importância da doação, organizamos essa atividade como forma de sensibilizar e engajar os aprimorandos, contribuindo também para o aumento do número de doadores”, afirmou.
A aprimoranda de Enfermagem, Tatiane da Silva, destacou a importância de disseminar a mensagem e incentivar a doação de sangue entre amigos e familiares. “Sei a importância desse ato. Meu filho tem 17 anos e é muito importante que ele aprenda a ser um voluntário, porque a doação de sangue é um ato de amor ao próximo”.
O coordenador da Agência Transfusional do HM, Emerson Santos, ressalta que, todos os dias, vidas são salvas graças à doação de sangue. “Doar sangue é um gesto simples, rápido e que tem um impacto gigantesco. Em menos de uma hora, você pode ajudar a salvar até quatro vidas. Se você é saudável e atende aos critérios básicos, não espere um apelo para doar, torne isso parte da sua rotina. Nós, do banco de sangue e todas as mulheres que atendemos, agradecemos de coração”
Para doar sangue
É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade necessitam da autorização dos responsáveis), estar em boas condições de saúde, pesando no mínimo 50kg, além de estar alimentado, descansado e hidratado. É necessário evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores. É recomendado não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação.
