Período da campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’, os meses de novembro e dezembro estão sendo marcados por programação educativa intensa no Serviço de Atendimento a Mulheres que foram Expostas à Violência Sexual do Hospital da Mulher.
Durante a campanha, a unidade realiza internamente, voltado aos seus colaboradores, e também externamente, em parceria com hospitais do Estado, espaços de aprendizado e reflexão sobre assuntos de relevância na luta contra a violência à mulher. Entre eles, destacam-se a tolerância social à violência contra a mulher, o retrato atual da violência e a legislação vigente de proteção à mulher, além de orientações gerais sobre o manejo às mulheres que sofreram violência.
A diretora médica e coordenadora do Serviço AME, Jamile Martins, destacou a importância da iniciativa. “Esta ação é muito importante para que, cada vez mais, a gente dissemine o conhecimento para todas as unidades que compõem a rede de atenção e atendimentos de emergência no Estado”.
A profissional ainda ressaltou a necessidade de garantir à paciente um atendimento humanizado e especializado. “As pacientes devem receber, desde a sua entrada, um atendimento de qualidade, com segurança e conhecimento técnico de toda a equipe, para que possamos minimizar, o máximo possível, os danos causados pela violência sofrida”, afirmou.
Serviço AME
Localizado no Largo de Roma, em Salvador, o Serviço AME funciona 24h por dia, de domingo a domingo. O Serviço conta com equipe multiprofissional composta por médicas, enfermeiras, farmacêuticas, assistentes sociais e psicólogas. Na unidade, as pacientes podem realizar exames laboratoriais sorológicos, profilaxia para HIV e ISTs, contracepção de emergência e exames médicos periciais, além de acompanhamento psicossocial.
As pacientes podem chegar ao AME por meio da chamada ‘porta aberta’, sem necessidade de agendamento prévio, através de órgão judicial e policial, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Delegacia Especial de Atenção à Mulher (DEAM), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA).