Em 21 Dias de Ativismo, Hospital da Mulher abraça campanha de conscientização contra violência à mulher

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos aderiu, com programação interna e externa, à campanha 21 Dias de Ativismo contra a Violência à Mulher, realizada no período de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Como forma de estimular a prevenção e o debate sobre a violência à mulher, através do Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (AME), os Serviços Social e de Psicologia da unidade realizaram rodas de conversas temáticas com equipes multiprofissionais do Hospital.

O momento proporcionou reflexões e abriu espaço para sanar dúvidas dos colaboradores. “Estando nesse Serviço que é referência na Bahia, a gente tem um papel muito importante não só no atendimento dessas mulheres, mas também no papel de compartilhar o nosso saber com a sociedade civil, com as instituições de ensino e com outros profissionais, porque com isso a gente contribui para informar às pessoas e ajudá-las a entender que a gente precisa enfrentar esse fenômeno da violência”, ressaltou a assistente social do Hospital da Mulher, Aline Cerqueira.

Aline lamentou o aumento de ocorrências de violência à mulher durante a pandemia, conforme apontam dados do 14 Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que indicam o aumento de 1,9% nos feminicídios e de 3,8% nos chamados para atendimento à violência doméstica. “Os números estão extremamente acirrados e cada trabalho que a gente faz contribui para as intervenções que precisam ser feitas tanto a nível de cultura, educação, de discussão de gênero e desigualdade”.

Qualificação

Representado pela coordenadora de Psicologia do HM, Mariana Britto, o Serviço AME fez parte do evento on-line ‘Webnário sobre qualificação da atenção à saúde das mulheres e adolescentes em situação de violência sexual no estado da Bahia’, promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Na ocasião, a profissional de psicologia abordou as Estratégias de Atenção à Saúde das Mulheres  e Adolescentes em Situação de Violência Sexual.

Desde 2017, mais de 670 mulheres e adolescentes foram atendidas pelo Serviço AME, que dispõe de atendimento 24h por dia para casos de violência sexual. 

Para ser atendida pelo Serviço, não é necessário agendamento prévio. O AME funciona sob demanda espontânea, na Rua Barão de Cotegipe, 1153, em Salvador.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba