Diagnóstico precoce do câncer de mama é tema de palestra promovida pelo Hospital Professor Eládio Lasserre

Tratar de prevenção do câncer de mama e também compartilhar com as mulheres presentes o relato de como venceu a doença. Com esta proposta, a mastologista Marcela Embiruçu conduziu, nesta quarta-feira (16), a palestra promovida pelo Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL), em Salvador, em adesão à campanha Outubro Rosa.

Marcela ressaltou, durante a oportunidade, a importância de pensar sobre o câncer de mama ao longo de todo o ano e não apenas durante a campanha. “É essencial trazer a conscientização tanto para o diagnóstico precoce, quanto para a mudança de hábitos que, consequentemente, auxiliam na prevenção”.

Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e uso de hormônios sintéticos estão entre as principais formas de prevenção, além de realizar a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos, para diagnóstico do câncer antes que seja sintomático.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, sendo o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma.

Em casos de diagnóstico de câncer, a profissional é taxativa. “A paciente não quer olhar de pena. Quer empatia! Hoje em dia, é possível realizar o tratamento e voltar para as suas atividades, suas tarefas, seus cuidados pessoais”, afirmou Marcela, ao recomendar atenção e cuidado ao corpo e à mente: “Para que a gente não adoeça de dentro para fora nem de fora para dentro. Que, como cuidadores, exerçamos o nosso próprio cuidado”.

A colaboradora Karla Santana ouviu atentamente às informações transmitidas pela palestrante. “Foi muito proveitoso. Ela explicou de forma clara o que é o câncer de mama, como detectar, as formas de tratamentos utilizados atualmente e a importância do diagnóstico precoce, deixando um alerta para as mulheres de todas as idades”.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba