UPA de Jequié realiza programação em prol do Setembro Amarelo

Como parte da programação da campanha Setembro Amarelo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jequié realiza, de segunda (24) até sexta-feira (28), uma semana de ações voltadas ao debate sobre a importância da prevenção do suicídio.

Na segunda-feira, a UPA promoveu, para os colaboradores da unidade, a palestra ‘O suicídio na contemporaneidade’. Desta terça (25) até o fim da semana, a ação terá como público-alvo os pacientes que aguardam atendimento na sala de espera. Cada paciente será instruído e poderá conversar, em particular, com profissionais de psicologia.

Durante a programação, os pacientes também receberão folhetos informativos e orientações sobre a causa. Para a diretora geral da unidade, Nara Medrado, além de reforçar a importância da prevenção ao suicídio, ações como essa fazem com que os pacientes se sintam acolhidos e entendam que não estão sozinhos.

A paciente e cuidadora Luzinete Rodrigues dos Santos, 62 anos, considerou a ação extremamente relevante. “A prevenção é tudo nesses casos. Que este trabalho de conscientização e prevenção seja feito cada vez mais”, desejou.

“Este tipo de experiência é muito gratificante para nós profissionais da saúde e principalmente da psicologia, pois poucas são as pessoas que têm acesso a esta classe, na maioria das vezes, por falta de informação dos trabalhos realizados”, pontua o psicólogo e palestrante Ivan Marques.

Atualmente, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e a quarta maior causa de morte entre os jovens, conforme dados do Ministério da Saúde. “Este é um tema que infelizmente ainda é tabu para a sociedade como um todo e somente com a informação e divulgação de estatísticas é que poderemos se não acabar, minimizar o sofrimento de várias pessoas”, acredita Marques.

 

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba