UPA de Jequié realiza programação alusiva ao mês da mulher

As pacientes e colaboradoras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jequié participam, durante o mês de março, de ações especiais em celebração ao Dia da Mulher, comemorado no dia 8.

Através da Comissão de Humanização, foram desenvolvidas salas de espera e rodas de conversa sobre Empoderamento Feminino e Saúde da Mulher, com participação da psicóloga Bárbara Amaral e da ginecologista e diretora médica da UPA, Jamile Martins.

Na roda de conversa intitulada ‘Mulher: Sexo forte’ são abordadas as lutas e conquistas das mulheres, além de desmistificada a ideia de que mulheres são o “sexo frágil”. Já na roda de conversa sobre Saúde da Mulher, são apresentados temas como câncer do colo do útero e endometriose.

O câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, conforme apontam dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA/2020). Já a endometriose é uma doença inflamatória decorrente da presença de células do endométrio fora do útero. Estas células podem ser encontradas em locais atípicos como as trompas, ovários e peritônio, o que costuma causar transtornos à vida da mulher, uma vez que causam dores intensas e até mesmo a infertilidade. “Essa é uma ótima oportunidade para falarmos de saúde com quem também cuida da saúde da população, as nossas colaboradoras”, destacou Jamile Martins.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba