UPA de Jequié realiza caminhada e programação temática em prol da campanha Setembro Amarelo

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jequié deu início, nesta segunda-feira (09), à programação em prol da campanha Setembro Amarelo. A ação tem por objetivo conscientizar pacientes e população local sobre a prevenção do suicídio, problema de saúde pública que tem apresentado números crescentes.

Durante todo o mês, a unidade promoverá salas de espera temáticas com a participação de psicólogos. Como forma de mobilizar a população local, a UPA também realizará, no dia 20 de setembro, às 16h30, a Caminhada em Prol da Vida. A ação terá como ponto de encontro a Feirinha do Bairro Joaquim Romão.

De acordo com a psicóloga Ana Elem Amorim, essas ações são relevantes tanto para as pessoas que conhecem alguém que apresenta ideação suicida ou que já tentou o suicídio quanto para quem realmente vive esse processo.

“Já para familiares, amigos e conhecidos é importante para que estejam atentos aos sinais verbais e comportamentais e assim, ofereçam ajuda e o suporte afetivo que, é um dos principais fatores de proteção. Para a pessoa com ideação suicida, é válido perceber que pode encontrar ajuda por meio das instituições públicas e do suporte social”, afirmou a profissional, ao garantir que munir a população de informações é o primeiro passo para quebrar estigmas e preconceitos em torno do suicídio.

Onde procurar ajuda

Conforme o Ministério da Saúde, o suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gêneros. Mas ele pode ser prevenido. Saiba onde procurar ajuda:

SERVIÇOS DE SAÚDE

CAPS e Unidades Básicas de Saúde (saúde da família, postos e centros de saúde).

EMERGÊNCIA

Emergência SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – CVV

Ligue 141 ou acesse www.cvv.org.br para chat, e-mail e informações.

NÚCLEO DE ESTUDO E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO (NEPS)

Atendimento ambulatorial por demanda espontânea, Rua Direta Saboeiro, s/n, Salvador, Bahia.

 

CAMINHADA EM PROL DA VIDA – UPA DE JEQUIÉ

Quando: 20 de setembro (sexta-feira), às 16h30

Onde: Feirinha do Bairro Joaquim Romão, Jequié, Bahia.

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba