UPA de Jequié encerra Março Lilás com ação de prevenção ao câncer do colo de útero e conscientização da endometriose

A Unidade de Pronto Atendimento de Jequié (UPA) realizou, como encerramento das campanhas Março Lilás e Março Amarelo, uma roda de conversa voltada à prevenção e combate ao câncer do colo do útero e da endometriose, temas das campanhas Março Lilás e Março amarelo, respectivamente.

Pacientes e colaboradoras da unidade participaram da ação, que também faz parte do projeto ‘Cuidando de quem cuida’, cujo objetivo é desenvolver campanhas de saúde, humanização e bem-estar para os colaboradores da UPA.

Na conversa guiada pela ginecologista e diretora técnica Jamile Martins, a profissional ressaltou que, para prevenir o câncer do colo do útero, é necessário manter as consultas ginecológicas em dia logo após o início da vida sexual ou a partir de 24 anos, no caso de mulheres que ainda não tiveram a primeira relação. A orientação busca, principalmente, detectar possíveis sintomas no estágio inicial da doença. “Quando a paciente sabe o porquê de fazer alguns exames, ela se cuida mais e essas informações se propagam através das pessoas”, afirma Jamile.

O acompanhamento ginecológico também é o primeiro passo para diagnóstico da endometriose, doença que, conforme o Ministério da Saúde, atinge uma em cada dez mulheres no Brasil. De acordo com a ginecologista, são sintomas comuns da endometriose: dor na região pélvica e durante a relação sexual, sangramento irregular e dificuldade para engravidar.

Além de consultas ginecológicas regulares, o estilo de vida saudável, com adoção de alimentação balanceada e exercícios físicos diários, contribuem para a prevenção e bem-estar do público feminino.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba