Inaugurada há uma semana pelo Governo do Estado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Eunice Jesus Leal Almeida, realizou 1.736 atendimentos nas áreas de clínica médica, pediatria e enfermagem. Localizada no bairro de Cansanção, no município de Jequié, a unidade é destinada à assistência aos pacientes acometidos por quadros de urgência e emergência de menor gravidade, nas 24horas do dia, de acordo com o protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco.
Para a diretora de enfermagem do Hospital Geral Prado Valadares, Ana Paula Camargo, a UPA vem fortalecer a garantia da assistência integral a saúde de Jequié. “Em uma semana já conseguimos ver os resultados em nossa emergência, com a diminuição de pacientes que chegam de menor complexidade”, afirma Ana Paula Camargo.
Maria do Carmo (65), moradora do bairro de Jequiezinho, conta que sentiu uma dor muito forte e foi direto para a UPA, sendo atendida pela equipe com grande agilidade. “O atendimento foi ótimo! Estava passando mal em minha casa e recebi o tratamento necessário. Está sendo muito bom essa UPA. Estávamos precisando”.
Com um investimento de R$ 3 milhões, a unidade possui sala de emergência, salas de observação adulto e pediátrica, quarto de isolamento adulto, posto de enfermagem, sala de eletrocardiograma (ECG) e de raio-x, além de dois consultórios.
Integração da Rede
Na última quinta-feira (26), foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde de Jequié reunião ampliada com o objetivo de alinhar os fluxos e responsabilidades assistenciais na rede de Atenção a Saúde de Jequié.
Participaram da reunião os representantes da diretoria da Rede Própria e de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado, da diretoria do Hospital Geral Prado Valadares, da diretoria da UPA de Jequié e da Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: UPA Jequié