UPA de Jequié alerta população sobre disseminação de fake news durante pandemia

A UPA de Jequié alerta a população local sobre a disseminação de fake news e reforça a necessidade de se manter informado através de fontes oficiais, sobretudo no momento atual de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A unidade atua em total conformidade com os protocolos estabelecidos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Portanto, são infundadas notícias de colaboradores da unidade trabalhando com precariedade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

No que se refere a testes para COVID19, a Unidade também segue os protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde.

Estratégias de combate ao coronavírus

Através do Comitê de Enfrentamento a Covid-19 do Instituto Fernando Filgueiras, equipes assistenciais e de apoio de todos os serviços que compõem a Unidade de Pronto Atendimento têm passado, diariamente, por capacitações e atualizações sobre os fluxogramas e rotinas, as quais incluem fluxos de pacientes de casos suspeitos ou confirmados, orientações aos pacientes e aos colaboradores, manejo de vias aéreas e reanimação cardiopulmonar, protocolos de higienização, limpeza e desinfecção do ambiente e equipamentos, gerenciamento de resíduos, manuseio e utilização de kits Covid-19 – compostos por avental, máscara, gorro, óculos, protetor facial e luvas -, além de fluxogramas de atendimento ao colaborador com sintomas respiratórios.

Também foi desenvolvido, na unidade, um fluxo exclusivo para atendimento de pacientes com casos suspeitos do novo coronavírus. A equipe multiprofissional está capacitada para adotar as condutas adequadas conforme os graus de complexidade apresentados por cada paciente, sejam elas de leve, média ou alta complexidade.

A Secretaria da Saúde do Estado emite, diariamente, boletins informativos acerca dos casos confirmados de COVID-19, bem como o número de óbitos e casos descartados. É possível ter acesso às notas técnicas, boletins epidemiológicos e outras recomendações através do site: saude.ba.gov.br/coronavirus.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba