UPA de Feira de Santana promove atividades educativas em celebração ao dia de combate à hipertensão

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Feira de Santana realizou, nesta quinta-feira (26), uma tarde de palestras e ações educativas na sala de espera da unidade. Voltado para os pacientes e acompanhantes, o Hiper Dia aconteceu em celebração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

Na ocasião, além de palestras, foi debatida a importância de cuidar da alimentação, de praticar atividades físicas e seguir orientações profissionais caso haja necessidade de medicação para o controle da hipertensão e diabetes. “Achei a iniciativa muito importante, porque às vezes a gente não sabe como cuidar e até toma remédios de forma incorreta”, conta a paciente Viviane Ribeiro, de 36 anos.

A programação foi pensada pela Comissão de Humanização e contou com a colaboração de enfermeiros, assistentes sociais e farmacêuticos da unidade, assim como de professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Farmácia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

“Precisamos fortalecer a promoção da saúde da população, estimulando a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado, por isso planejamos e desenvolvemos estas atividades educativas em saúde, com predomínio do lúdico e com linguagem acessível”, afirma a enfermeira e professora substituta da UEFS, Taciane Oliveira.

Hipertensão

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Conforme o Ministério da Saúde, a pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada.

Para isso, é necessário adotar hábitos saudáveis como manter o peso adequado, não abusar do sal, praticar atividade física, não fumar, evitar alimentos gordurosos e moderar o consumo do álcool.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba