“Só tenho que agradecer”, diz moradora da Liberdade sobre ação da Feira Março Mulher no bairro

Como parte da segunda edição da Feira Março Mulher e em comemoração ao mês da Mulher, as Voluntárias Sociais (VSBA), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através do Hospital da Mulher, realizaram nesta sexta-feira (23), no Largo da Lapinha, no bairro da Liberdade, em Salvador, exames preventivos para a realização de cirurgias de laqueadura e colocação de Dispositivos IntraUterinos (DIU).

Neste segundo dia de ação, foram feitos exames preventivos para que, posteriormente, de 10 a 13 de março, no Largo de Roma, as mulheres deem continuidade ao tratamento de acordo com as necessidades identificadas, dentre elas os procedimentos de inserção do DIU e cirurgias de laqueadura.

Este é o caso da moradora local Taiane Damasceno, de 27 anos. Mãe de três filhos, ela desejava realizar o procedimento desde a segunda gravidez, há um ano e meio. “A ação está ajudando muito a gente aqui, estou feliz por esta oportunidade”, afirmou. “Três filhos já é demais, não é?”, brincou Taiane.

A dona de casa Neide Gonçalves, de 48 anos, também ficou feliz com a oferta de laqueadura. Após saber da ação através da televisão, ela foi até o Largo da Lapinha esperançosa de que conseguiria realizar o procedimento. “Há mais de dois anos eu desejava fazer a laqueadura, mas ainda não tinha conseguido”, contou. “Agora eu só tenho que agradecer”, disse emocionada.

Dois bairros já foram contemplados. Na quinta-feira (22), foi a vez do bairro de Amaralina, na sexta (23), da Liberdade. Já no sábado (24), domingo (25) e segunda-feira (26), os bairros de São Caetano, Cajazeiras e Periperi receberão a ação.

Como ser atendida?
Para participar da Feira é necessário que a mulher compareça ao local munida dos documentos de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.
As cirurgias de laqueadura serão realizadas para mulheres a partir dos 25 anos de idade e que já possuem dois ou mais filhos. Confira a programação completa:

Quinta-feira (22/02)
Das 8h às 17h – Bairro de Amaralina, Praça João Amaral
Sexta-feira (23/02)
Das 8h às 17h – Bairro da Liberdade, no Largo da Lapinha
Sábado (24/02)
Das 8h às 17h – Bairro de São Caetano, na Praça Vicência Francisca
Domingo (25/02)
Das 8h às 17h – Bairro de Cajazeiras, no campo da Pronaica
Segunda-feira (26/02)
Das 8h às 17h – Bairro de Periperi, na Praça da Revolução

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba