“Só tenho que agradecer”, diz moradora da Liberdade sobre ação da Feira Março Mulher no bairro

Home » EM DESTAQUE » “Só tenho que agradecer”, diz moradora da Liberdade sobre ação da Feira Março Mulher no bairro
Esta postagem foi publicada em 23 de fevereiro de 2018

Como parte da segunda edição da Feira Março Mulher e em comemoração ao mês da Mulher, as Voluntárias Sociais (VSBA), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através do Hospital da Mulher, realizaram nesta sexta-feira (23), no Largo da Lapinha, no bairro da Liberdade, em Salvador, exames preventivos para a realização de cirurgias de laqueadura e colocação de Dispositivos IntraUterinos (DIU).

Neste segundo dia de ação, foram feitos exames preventivos para que, posteriormente, de 10 a 13 de março, no Largo de Roma, as mulheres deem continuidade ao tratamento de acordo com as necessidades identificadas, dentre elas os procedimentos de inserção do DIU e cirurgias de laqueadura.

Este é o caso da moradora local Taiane Damasceno, de 27 anos. Mãe de três filhos, ela desejava realizar o procedimento desde a segunda gravidez, há um ano e meio. “A ação está ajudando muito a gente aqui, estou feliz por esta oportunidade”, afirmou. “Três filhos já é demais, não é?”, brincou Taiane.

A dona de casa Neide Gonçalves, de 48 anos, também ficou feliz com a oferta de laqueadura. Após saber da ação através da televisão, ela foi até o Largo da Lapinha esperançosa de que conseguiria realizar o procedimento. “Há mais de dois anos eu desejava fazer a laqueadura, mas ainda não tinha conseguido”, contou. “Agora eu só tenho que agradecer”, disse emocionada.

Dois bairros já foram contemplados. Na quinta-feira (22), foi a vez do bairro de Amaralina, na sexta (23), da Liberdade. Já no sábado (24), domingo (25) e segunda-feira (26), os bairros de São Caetano, Cajazeiras e Periperi receberão a ação.

Como ser atendida?
Para participar da Feira é necessário que a mulher compareça ao local munida dos documentos de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.
As cirurgias de laqueadura serão realizadas para mulheres a partir dos 25 anos de idade e que já possuem dois ou mais filhos. Confira a programação completa:

Quinta-feira (22/02)
Das 8h às 17h – Bairro de Amaralina, Praça João Amaral
Sexta-feira (23/02)
Das 8h às 17h – Bairro da Liberdade, no Largo da Lapinha
Sábado (24/02)
Das 8h às 17h – Bairro de São Caetano, na Praça Vicência Francisca
Domingo (25/02)
Das 8h às 17h – Bairro de Cajazeiras, no campo da Pronaica
Segunda-feira (26/02)
Das 8h às 17h – Bairro de Periperi, na Praça da Revolução