CARACTERIZAÇÃO

O Hospital da Mulher é uma unidade de Médio Porte, de referência estadual na Saúde da Mulher no Estado da Bahia, contando com 162 leitos. Estruturado para ofertar ações assistenciais de média e alta complexidade, em caráter eletivo e de urgência, incluindo retaguarda para a Rede de Atenção às Urgências, constitui referência para o diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico dos principais agravos que acometem a mulher, da puberdade à menopausa, incluindo situações relacionadas à saúde reprodutiva e violência sexual.

O Ambulatório do Hospital da Mulher (HM) conta com 3 grandes ALAS de atendimento, sendo estes: ambulatório I, ambulatório II e ambulatório do Tratamento com Amor (oncologia clínica), os quais juntos atendem aproximadamente 11 mil mulheres mensalmente, nas especialidades de oncologia clínica, ginecologia, oncoginecologia, clínica médica, mastologia, cirurgia plástica, cirurgia geral, coloproctologia, urologia, cabeça e pescoço, cardiologia, anestesiologia, endocrinologia. Com objetivo de organizar e garantir um fluxo adequado e eficaz para as pacientes o ambulatório possui os seguintes setores auxiliares:

A Central de Informações é responsável por auxiliar e orientar as pacientes com dúvidas a respeito de agendamentos ou quaisquer outras demandas da unidade.

Checa informações das pacientes antes do atendimento, inicia consultas e exames agendados.

Responsável por entregar resultados de exames e procedimentos realizados pela paciente.

Setor dispõe de equipe para realizar os agendamentos de consultas e exames na unidade.

Realiza a escuta e faz registro dos relatos de elogios, sugestões e reclamações das pacientes, buscando soluções de imediato. Responsável também por guardar, protocolar pertences esquecidos na unidade.

Recebe ligações de usuárias, visando atender as demandas apresentadas.

O Serviço de Apoio Pré-Hospitalar- SAPH é considerado a porta de entrada do Hospital da Mulher (HM) e funciona nas 24 horas do dia, durante os 7 dias da semana. Por se tratar de um hospital de que não possui emergência, o SAPH funciona como o acesso para todas as pacientes

 

que são acompanhadas na unidade e que precisam de um atendimento médico de urgência/emergência, sejam elas pacientes reguladas via Central estadual de Regulação (CER), pacientes para realização de cirurgias eletivas e egressas cirúrgicas, além de pacientes em situação de violência sexual (AME) e pacientes oncológicas acompanhadas pelo “Tratamento com Amor” que apresentam intercorrência em domicílio e precisam de assistência hospitalar.

A unidade dispõe de acolhimento com classificação de risco, através do qual toda e qualquer paciente que dá entrada é devidamente acolhida pela enfermagem, com escuta em local que assegure a privacidade da paciente. De acordo com avaliação e alterações clínicas, as pacientes são encaminhadas para o setor específico conforme sua necessidade, incluindo Serviço AME, observação, internamento clínico ou cirúrgico.

O HM conta com 141 leitos de internação distribuídos nas especialidades de ginecologia, oncoginecologia, mastologia, cirurgia geral, cabeça e pescoço, cirurgia plástica, urologia, clínica médica e oncologia clínica.

Nas enfermarias clínicas e cirúrgicas, médicos diaristas, plantonistas e especialistas assistem diariamente às pacientes, acompanhando de forma Integral até que tenham condições de alta.

Também contamos com uma equipe multidisciplinar especializada formada por profissionais de diversas áreas, que visam sempre atendimento humanizado e de qualidade, com o objetivo de oferecer sempre o melhor para a paciente.

O Serviço AME é composto por equipe multiprofissional com médicas, enfermeiras, farmacêuticas, assistentes sociais, psicólogas e assessoria jurídica. Atua em parceria com o Ministério Público, o Instituto Médico Legal (IML) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA), além de conselhos de saúde regionais.

As pacientes podem chegar ao AME por meio da chamada ‘porta aberta’, sem necessidade de agendamento prévio, através de órgão judicial e policial, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Delegacia Especial de Atenção à Mulher (DEAM), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA). Para mais informações: (71) 3034-5005, (71) 4141-6520 ou Whatsapp (71) 8350-2942.

  • Médicos ginecologistas e infectologistas
  • Psicólogas
  • Advogada
  • Enfermeiras e técnicos de enfermagem
  • Farmacêuticas

O Centro Cirúrgico/Hospital Dia do Hospital da Mulher é um espaço hospitalar onde são executados procedimentos cirúrgicos, anestésicos, diagnósticos e terapêuticos, tanto em caráter eletivo quanto emergencial, seja em regime de internamento ou Hospital Dia.  Sua estrutura física é composta por dois centros cirúrgicos, totalizando 10 salas cirúrgicas contendo equipamentos de última geração que garantem a segurança e qualidade para realização dos aproximadamente mil procedimentos mensais.

Os procedimentos cirúrgicos, anestésicos e terapêuticos são realizados nas melhores condições de conforto e segurança para as pacientes. A equipe multidisciplinar (Médicos, Enfermeiros, Técnicos e Instrumentadores) prestam atenção integral às pacientes no pré, trans e pós-operatório imediato. No caso do Hospital Dia o perfil dos procedimentos realizados em seus 12 leitos permite a liberação das pacientes no mesmo dia do procedimento, garantindo uma recuperação e retorno rápidos ao seu convívio com a família

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Mulher conta com 10 leitos de UTI destinados à assistência de pacientes graves e potencialmente graves, que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, utilizando materiais e equipamentos modernos, necessários ao diagnóstico, monitorização e terapia. A UTI é composta por uma equipe multiprofissional (médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas) especializada para atender às pacientes que necessitam de suporte de vida avançado, além do serviço de apoio de psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e nutrólogos. A UTI do Hospital da Mulher tem como objetivo prestar assistência de qualidade e humanizada, aumentando assim a eficácia no tratamento e satisfação das pacientes e familiares.

O Tratamento com Amor constitui o ambulatório de Oncologia clínica do Hospital da Mulher, inaugurado em novembro de 2018. Desde a inauguração, teve como prioridade o atendimento humanizado, com cuidado, respeito e assistência em conformidade a todos os protocolos de segurança da paciente.

O Ambulatório de Oncologia clínica do HM dispõe de estrutura física composta por 05 consultórios e 20 poltronas para infusão de quimioterapia. O serviço conta ainda com equipe médica e multidisciplinar altamente capacitada para o atendimento das pacientes oncológicas, funcionando de segunda a sexta feira, das 07h às 19h

  • Agência Transfusional
  • Anatomia Patológica
  • Laboratório Clínico
  • Radiologia
  • Ultrassonografia
  • Tomografia Computadorizada
  • Mamografia com Estereotaxia

O Ambulatório do Hospital da Mulher (HM) conta com 3 grandes ALAS de atendimento, sendo estes: ambulatório I, ambulatório II e ambulatório do Tratamento com Amor (oncologia clínica), os quais juntos atendem aproximadamente 11 mil mulheres mensalmente, nas especialidades de oncologia clínica, ginecologia, oncoginecologia, clínica médica, mastologia, cirurgia plástica, cirurgia geral, coloproctologia, urologia, cabeça e pescoço, cardiologia, anestesiologia, endocrinologia. Com objetivo de organizar e garantir um fluxo adequado e eficaz para as pacientes o ambulatório possui os seguintes setores auxiliares:

O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo fins de semana e feriados.

Adolescentes, Mulheres, Transgêneros com idade igual ou superior a 12 anos.

Não. O serviço AME é um serviço de atendimento de saúde. A paciente não precisa portar boletim de ocorrência nem exame pericial.

Acolhimento, consulta médica, exames laboratoriais e de imagem quando necessários, profilaxia para IST não virais e HIV, contracepção de emergência, assessoria jurídica, seguimento multiprofissional com ginecologista, infectologista, psicóloga, serviço social e farmacêutica e interrupção legal da gestação até 12 semanas, definido no Código Penal Brasileiro; além de encaminhamento para especialidades do Hospital da Mulher para as pacientes com indicação

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba