Serviço AME participa de roda de conversa ‘Feminismo e Gênero’

Representado pela coordenadora médica Jamile Martins, o Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (AME) do Hospital da Mulher fez parte, na última semana, do projeto Ciclo Formativo ‘Feminismo e Gênero: a trajetória das mulheres na luta contra a violência de gênero’. O projeto é uma iniciativa do Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS na Bahia (GapaBA) e faz parte do programa Magalu Mulheres.

Com duração de 20h, a formação foi voltada a mulheres a partir de 15 anos, vinculadas ou não a redes e organizações, sendo dividido em dois módulos: o primeiro, cujo tema central foram os conceitos de feminismo e gênero, com contribuição do feminismo negro e comunitário, e o segundo, com o tema educação jurídica popular. O objetivo da formação foi sensibilizar e qualificar as participantes para atuarem de forma ativista e voluntária na promoção e proteção contra a violência de gênero em suas comunidades, sociedade e também através das redes sociais.

O último módulo contemplou temáticas como ‘Feminismo e Saúde: a medicalização do corpo das mulheres’ e ‘Sofri Violência, e agora?’. Para Jamile Martins, uma das formas de violência é a violação à saúde e o direito de responder pelos próprios acontecimentos do seu corpo. “Terceirizar a decisão do que fazer com o seu corpo à outra pessoa impõe ainda mais às mulheres o lugar de submissão, o que também retrata uma violação dos seus direitos”, destacou.

Na ocasião, as participantes puderam saber mais sobre o que fazer nos casos de violência, quais serviços procurar e onde procurar. “É importante oferecer a estas mulheres autonomia e poder para que sejam disseminadoras de conhecimento para outras mulheres, tendo em vista a importância do feminismo para a diminuição da desigualdade e acesso à saúde pelas mulheres, que historicamente é o gênero que mais sofre com todos os tipos de violência”, pontuou a ginecologista e representante do AME, Jamile Martins.

Serviço AME

Localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, o AME dispõe de equipe integral no atendimento às mulheres cis e trans em situação de violência sexual. Para ser atendida, não há necessidade de passar por outros serviços, prestar Boletim de Ocorrência ou passar pela Regulação. O atendimento acontece 24h por dia, todos os dias, de forma espontânea.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba