Serviço AME participa de I Fórum Estadual dos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos participou, na última semana, do I° Fórum Estadual dos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres. Promovido pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), o evento teve como objetivo reunir gestoras públicas de órgãos de políticas voltadas ao público feminino, assim como profissionais que atendem mulheres vítimas de violência nos Centros e Núcleos de referência presentes em todo o estado.

O AME esteve representado pela diretora médica e coordenadora do Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (AME), Jamile Martins, e pela assistente social Edilene Sales. Na oportunidade, foram socializadas informações referentes aos desafios e às boas práticas desenvolvidas em cada centro de referência, além de compartilhadas ações desenvolvidas na esfera estadual e federal. “Sem dúvida, foi uma ótima oportunidade de reforçarmos o debate contra a violência à mulher e compartilharmos experiências com a Rede sobre o importante papel do Serviço AME no nosso Estado”, afirmou a diretora médica e coordenadora do AME, Jamile Martins.

Serviço AME

Localizado no Largo de Roma, em Salvador, o Serviço AME funciona 24h por dia, de domingo a domingo. O Serviço conta com equipe multiprofissional composta por médicas, enfermeiras, farmacêuticas, assistentes sociais e psicólogas. Na unidade, as pacientes podem realizar exames laboratoriais sorológicos, profilaxia para HIV e ISTs, contracepção de emergência e exames médicos periciais, além de acompanhamento psicossocial.

As pacientes podem chegar ao AME por meio da chamada ‘porta aberta’, sem necessidade de agendamento prévio, através de órgão judicial e policial, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Delegacia Especial de Atenção à Mulher (DEAM), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA).

Em caso de dúvidas ou encaminhamentos, o contato pode ser feito pelos telefones (71) 4141-6520 e (71) 3034-5005ou WhatsApp (71) 98350-2942.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba