O Serviço de Atendimento a Mulheres que foram Expostas à Violência Sexual (Serviço AME) do Hospital da Mulher realizou, na última semana, palestra educativa para o corpo profissional da Embasa, na unidade localizada no bairro de Brotas, em Salvador. Diante da proximidade do Carnaval, o evento teve como principal objetivo conscientizar acerca da violência sexual à mulher e alertar sobre condutas de prevenção e saúde durante os dias de folia.
Sexo seguro, a importância do consentimento, o que é violência sexual, assédio e importunação foram temas levantados durante o evento. “Que todos nós possamos carregar esses aprendizados e usá-los como base para construir relações mais respeitosas e conscientes, onde o consentimento e a integridade das mulheres sejam sempre vistos com o cuidado necessário. Esse é um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, pontuou a palestrante e diretora médica do Hospital da Mulher, Jamile Martins.
O momento possibilitou aos colaboradores a troca de vivências e que também tirassem dúvidas sobre os tópicos abordados. “Acredito na educação em saúde como promotor de mudanças de paradigmas, e a intenção da Embasa nesta ação para colaboradores foi a de proporcionar a melhoria da cultura de prevenção a todo tipo de violência, especialmente ao tratar de violência sexual para um público que tem homens em sua maioria”, concluiu a assistente social da Embasa, Cristina Vieira.