Hospital da Mulher certifica especialista em Mastologia

“A vida é feita de encontros, desencontros – como esse agora – e reencontros. Mas esse desencontro nos deixa felizes e tranquilos por sabermos que o reencontro já aconteceu e que vamos continuar essa caminhada juntos no Hospital da Mulher”, discursou o coordenador do Programa de Residência Médica em Mastologia, André Dias, durante a certificação do agora especialista e também parte do quadro efetivo de mastologistas do hospital, Gleidison Bomfim, nesta segunda-feira (22).

O profissional recém-especializado aproveitou a ocasião para agradecer aos que fizeram parte da sua trajetória durante a Residência e ressaltou que o Hospital da Mulher faz grande diferença na vida das mulheres baianas. “Me sinto lisonjeado e muito orgulhoso. Quero ver o HM e o Serviço de Mastologia crescendo cada vez mais”, estimou Gleidison.

Além da Residência Médica em Mastologia, este ano, o Hospital da Mulher também passará a contar com Residência Médica em Ginecologia, com credenciamento do Ministério da Educação (MEC), Conselhos Nacional e Regional de Medicina e respaldo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). De acordo com o diretor médico do HM, Paulo Sérgio Andrade, o Ensino e Pesquisa da unidade já é um âmbito consolidado. “Eu não tenho nenhuma dúvida de que nós estamos apenas no começo de um hospital extremamente jovem, mas que tem construído um Ensino e Pesquisa fortalecidos desde a formatação do hospital”, afirmou o diretor.

O Programa de Residência Médica em Mastologia do Hospital da Mulher é voltado ao profissional de medicina que já é cirurgião geral ou cirurgião ginecológico. Para que seja selecionado, o candidato deve ser submetido a uma prova unificada, realizada pelo Sistema Único de Saúde da Bahia.

Durante o programa, os residentes passam por treinamento em serviço com todas as etapas que abrangem desde o diagnóstico ao tratamento cirúrgico do câncer de mama. Acompanham as consultas com as pacientes, os exames complementares para o diagnóstico das lesões e das biópsias guiadas por ultrassonografia e por mamografia. Também podem acompanhar cirurgias, participar de visitas guiadas nas enfermarias com seus preceptores e receber acompanhamento supervisionado no pós-operatório das pacientes.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba