Programa de Residência do Hospital da Mulher certifica nova especialista em Mastologia

O Hospital da Mulher realizou neste mês, através do setor de Ensino e Pesquisa (EPQ), a certificação de nova especialista em Mastologia. O momento contou com a presença de supervisores, preceptores, colegas de residência e familiares, além de membros da Comissão de Residência Médica (CRM).

O Programa de Residência Médica do Hospital da Mulher está em vigor desde 2018. Para o coordenador do serviço de Mastologia, André Dias, o projeto vem se aprimorando ano após ano e, em sua última edição, a turma teve como um dos destaques a experiência com técnicas de reconstrução mamária, além do reforço à valorização da abordagem acolhedora e humanizada às pacientes da unidade. “Nosso público é composto inteiramente por pacientes do SUS e reconhecemos a relevância de assistência especial no âmbito social”, afirmou Dias.

Aline Vidal foi uma das residentes participantes da turma formanda e afirma que a experiência foi “um divisor de águas” na sua carreira. “Foram dois anos de imersão na Mastologia. Na Residência pude vivenciar e aprender melhor como conduzir cada caso conforme as comorbidades das pacientes”, compartilhou a profissional.

O Programa de Residência Médica em Mastologia do Hospital da Mulher é voltado ao profissional de medicina que já é cirurgião geral ou cirurgião ginecológico. Para que seja selecionado, o candidato deve ser submetido a uma prova unificada, realizada pelo Sistema Único de Saúde da Bahia.

Durante o programa, os residentes passam por treinamento em serviço com todas as etapas que abrangem desde o diagnóstico ao tratamento cirúrgico do câncer de mama. Acompanham as consultas com as pacientes, os exames complementares para o diagnóstico das lesões e das biópsias guiadas por ultrassonografia e por mamografia. Também podem acompanhar cirurgias, participar de visitas guiadas nas enfermarias com seus preceptores e receber acompanhamento supervisionado no pós-operatório das pacientes.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba