Profissionais de unidades administradas pelo IFF são assistidos em projeto ‘Cuidando de quem Cuida’

Proporcionar conhecimento, acolhimento e humanização. Com foco nesses ideais, através do projeto ‘Cuidando de quem Cuida’, equipes multidisciplinares das unidades administradas pelo Instituto Fernando Filgueiras desenvolvem atividades psicossociais voltadas aos colaboradores que fazem parte do quadro profissional dos hospitais.
O objetivo é contribuir para o bem-estar da equipe, sobretudo durante o período de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
“A ideia é promover a diminuição do nível de ansiedade e estresse, e ajudá-los a serem sujeitos ativos da situação que está acontecendo, de acordo com o cenário em que eles vivem, respeitando o contexto de cada um”, explica a coordenadora de psicologia do Hospital da Mulher, Mariana Britto.
As estratégias foram articuladas com o apoio da Comissão de Enfrentamento ao Covid-19 do Instituto Fernando Filgueiras e contarão com equipes como as dos serviços de psicologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia e serviço social.
Em média, serão realizados três encontros por semana, em grupos de no máximo cinco pessoas.
Os encontros têm como proposta levar leveza, informação e conscientização aos profissionais. Para isso, serão utilizados momentos de fala, de descontração, além de dinâmicas, qualificações e momentos para tirar dúvidas. “Também vamos trazer, nestes encontros, artigos motivacionais com notícias boas, para que a ansiedade possa ser dissolvida e que, através destas informações, cada um também possa ajudar um familiar, um vizinho ou amigo”, exemplifica Mariana.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba