Presidente da ABM visita Hospital da Mulher após um ano de funcionamento

Na manhã de quinta-feira, 1.02, Dr. Robson Moura, presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), visitou o Hospital da Mulher, no Largo de Roma. Fundado em janeiro de 2017, o Hospital da Mulher é um lugar para acolher as mulheres, cuidar da saúde delas e garantir atendimento humanizado e personalizado, além de ser o 2° em referência na saúde da mulher no Brasil. Dr. Robson foi recebido por Dr. José Carlos Monteiro, coordenador da Ginecologia do hospital, e pelo diretor médico Dr. Paulo Sergio Andrade.

O presidente da ABM já havia feito sua primeira visita ao Hospital dez dias antes de ele ser inaugurado, em 2017, e conheceu o espaço físico com a unidade ainda vazia. “Volto um ano e 15 dias depois e estou muito feliz porque hoje o Hospital está cheio de vida e fazendo saúde. A proposta dele, agora estamos vendo em prática, se tornou realidade:  a atenção integral à mulher”, salienta.

E esse é o caso da moradora de Itagi, Dona Maria da Conceição Nascimento, de 49 anos, dona de casa.  Ela veio da sua cidade para se consultar com um mastologista. “Aqui estou sendo atendida por uma médica, muito simpática, atenciosa e que me tratou muito bem. O processo está sendo rápido com a marcação dos exames. Já fiz o de sangue, agora estou esperando para fazer o raio-X e a mamografia”, conta.

Outra paciente que veio de longe para ser atendida no Hospital da Mulher foi Rosimeire Junqueira, 43 anos, agente de saúde, moradora de Araci. Ela foi encaminhada para o hospital após o resultado de sua mamografia. “O hospital é muito bom, tudo muito organizado. Aqui já fiz ultrassonografia, passei na ginecologista, fiz preventivo, mamografia, punção e agora vou passar no mastologista. Está sendo maravilhoso porque, na minha cidade, não conto com essa estrutura e esse atendimento”, relatou.

Segundo Dr. Robson, é gratificante ver que o propósito pelo qual o Hospital da Mulher foi criado está sendo cumprido. “Tenho certeza de que as novas intervenções e os novos projetos também serão solidificados. Não são apenas números de atendimento, é qualidade no atendimento. Vemos que as pessoas saem daqui satisfeitas e com os problemas resolvidos, porque esse é o propósito hospitalar. A fila única agilizou o atendimento”, conclui. Outros pontos a destacar, segundo ele, são os equipamentos de ponta utilizados no hospital, a qualidade da gestão – facilidade de obter insumos, por exemplo-, a limpeza do local e o fato de que os intensivistas são todos titulados.

Sobre o Hospital da Mulher

Após um ano de funcionamento, o Hospital da Mulher já realizou mais de 73 mil atendimentos, sendo mais de 15 mil de mastologia e 31 mil em ginecologia. Foram realizados precisamente 190.246 exames laboratoriais e procedimentos de bioimagem, além de 5 mil mamografias. O hospital é referência e é o maior do norte-nordeste e já atendeu 401 municípios baianos, acolhendo 152 mulheres no AME (atendimento integral à mulher vítima de violência sexual).

Fonte: Ascom ABM

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba