Pacientes oncológicas do Hospital da Mulher participam de sessão de cinema durante quimioterapia

Ser transportada para a telona e mergulhar na história exibida fez da sessão de quimioterapia realizada pela paciente Elenilda Pereira uma experiência única. Além da possibilidade de se distrair durante a quimioterapia, a ocasião permitiu que Elenilda tivesse o primeiro contato com o cinema, mesmo o não-tradicional.
“Essa foi a minha primeira experiência com uma sessão de cinema; estou achando ótimo, porque eu estava bastante ansiosa e agora acalmei. É muito bom para a gente”, contou Elenilda, que se divertiu com a exibição da comédia ‘Minha Mãe é uma Peça’.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital da Mulher, Mariana Britto, a sessão de cinema promovida pelo Serviço de Oncologia do Hospital é mais um recurso que entra no fortalecimento do cuidado com as pacientes. “Pode inclusive ter um efeito terapêutico, já que ajuda a relaxar e distrair as pacientes no momento da quimioterapia”, afirmou Mariana.
A paciente Lourdes de Jesus Cerqueira revelou nunca ter visto algo parecido em uma unidade de saúde. “Foi a primeira vez que vi uma sessão de cinema em um hospital. Até pipoca teve! Eu adorei, porque a mente da gente para um pouquinho e se distrai”.
Humanização
A humanização no cuidado às pacientes é um dos pilares do Hospital da Mulher. Durante todo o ano, através da Comissão de Humanização, a unidade promove práticas integrativas, ações de saúde, beleza e bem-estar. Este mês, devido à Campanha Outubro Rosa, as práticas têm sido intensificadas com rodas de conversa, palestras informativas e outras atividades. “É uma forma de chamarmos a atenção para esta causa tão importante, que é a conscientização e prevenção ao câncer de mama”, pontuou a coordenadora de enfermagem do Serviço de Oncologia Clinica, Milena Durães.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba