Encerrando a campanha Janeiro Branco, cujo foco é a conscientização sobre a saúde mental, o serviço de psicologia do Hospital da Mulher promoveu, para pacientes do internamento, uma tarde lúdica com oficina de pintura. Através de tintas, telas e pincéis, as participantes foram incentivadas a se expressar por meio da arte.
Para a psicóloga hospitalar Kathyusca Paiva, a oficina auxiliou na promoção e manutenção de um ambiente de acolhimento. “Experienciamos, em conjunto com as pacientes internadas e suas respectivas famílias, um momento sensível, lúdico, terapêutico e transformador. Foi um momento em que se projetou o que as palavras não conseguem dizer e também a chance de dar cor quando é difícil manter a autoestima”, afirmou.
A paciente Edinalva Pimenta dividiu a alegria em participar da oficina de pintura. “Eu gostei de pintar. Para nós, pacientes que só ficam no quarto, foi algo diferente que ajudou a tirar o foco do tratamento e que também ajudou a expressar nossas emoções. Desenhando eu pude ver que, apesar de toda luta e dificuldade, há uma esperança para a gente; através da pintura pude enxergar que posso lutar todos os dias que Deus permitir”, compartilhou.
Janeiro Branco
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que transtornos mentais afetam aproximadamente uma em cada quatro pessoas em algum momento das suas vidas. Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco ressalta o quanto a saúde mental reflete diretamente na qualidade de vida da população e implica não apenas em ausência de doença mental, mas no estado de bem-estar geral.
Para a manutenção da saúde mental, é recomendado manter-se intelectual e fisicamente ativo, reforçar laços familiares e de amizade, assim como diversificar rotinas e interesses. Casos que requerem apoio emocional podem receber ajuda via Centro de Valorização da Vida, através do telefone 188.