A fé e o desejo de conhecer a Basílica do Senhor do Bonfim sempre estiveram com dona Josefa Maria de Jesus, de 65 anos. Natural de Jeremoabo e hospedada na Casa de Apoio do Hospital da Mulher, em Salvador, devido ao tratamento oncológico, a paciente revelou à equipe multidisciplinar a vontade de conhecer o templo e famoso ponto turístico da capital e, na última semana, teve seu sonho realizado.
Acompanhada por profissionais da enfermagem, assistentes sociais e médico paliativista, dona Josefa, com muita fé, fez seus pedidos segundo a tradição baiana. “A gente crê que Deus é o todo poderoso. Fiquei muito feliz de poder realizar meu sonho”, revelou.
De acordo com Bárbara Aguiar, coordenadora da Casa, a equipe realizou o planejamento da visita para que fosse feita de maneira segura. “Ela teve a oportunidade de assistir à missa, receber a benção do padre de maneira individual, conhecer a sala dos milagres e, como não poderia faltar, realizar os pedidos ao amarrar as fitinhas no gradil da igreja”, compartilhou. “Nós, da Comissão de Humanização, nos sentimos muito gratos por ter a oportunidade de proporcionar momentos como este; para nós, é uma das coisas impagáveis que podemos receber”, completou a coordenadora.
A sobrinha e acompanhante de dona Josefa, Lucineide Nobre, contou que a visita à igreja foi uma experiência única para a paciente. “Ela voltou com mais força, com mais vontade de viver. Ela se sentiu mais alegre, mais leve. Por só ter a mim e o marido dela, ao se ver rodeada pelos profissionais — os meninos e as meninas, como ela chama —, ela se emocionou, porque nunca teve esse carinho, esse cuidado. Ela se sentiu acolhida e aqui ela está se sentindo acolhida”, assegurou.
Além de passeios e momentos que permitam a conexão das pacientes a sua espiritualidade, a Comissão de Humanização da Casa da Mulher realiza, periodicamente, oficinas educativas e informativas, rodas de conversa, ações de beleza, saúde e bem-estar.
Casa de Apoio à Mulher
Inaugurada em 2022, a Casa de Apoio à Mulher do Hospital da Mulher acolhe as pacientes que moram no interior e precisam se hospedar em Salvador para realizar tratamento oncológico.
O equipamento dispõe de amplo espaço com 45 dormitórios, refeitório, banheiros adaptados, cozinha experimental, salão de atividades e área de convivência, além de fornecer oficinas de capacitação, terapias ocupacionais e atendimento nutricional e psicológico.