Outubro Rosa: Casa da Mulher faz caminhada de conscientização contra o câncer de mama

A Comissão de Humanização da Casa de Apoio do Hospital da Mulher realizou, na manhã desta quinta-feira (17), uma caminhada com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. O evento contou com a participação de pacientes, colaboradoras, moradoras da região e uma banda de voluntárias que, com muita animação, coloriram de rosa as ruas do Forte Monte Serrat à Ponta de Humaitá, em Salvador.

O encontro foi uma forma de alertar e sensibilizar os transeuntes e moradores locais sobre a importância de se prevenir contra a doença que, se descoberta precocemente, tem mais de 90% de chances de cura. Blitzes educativas, dinâmicas e entrega de informativos fizeram parte da ação.

A coordenadora de enfermagem da Casa da Mulher, Bárbara Aguiar, enfatizou a relevância de compartilhar informações sobre a saúde feminina, especialmente no que diz respeito ao câncer de mama. “Além de promover a conscientização, proporcionamos um dia diferente para as pacientes, permitindo que elas conhecessem pontos turísticos do nosso entorno. Foi maravilhoso ver o quanto foi importante para elas”, comentou Bárbara.

A paciente Verônica Araújo, de 50 anos, está em tratamento contra o câncer de mama desde maio e participou da caminhada. “A experiência foi encantadora e muito importante para o meu tratamento. Enquanto me divertia, também aprendi sobre o câncer de mama e sobre os direitos da paciente oncológica, como o passe livre nos transportes municipais e intermunicipais e a isenção do imposto de renda”, destacou.

Prevenção e sintomas

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), nódulos, mudança na posição ou formato do mamilo, vermelhidão, retração, alteração na pele do seio, saída de líquido pelo mamilo e caroço no pescoço e/ou axilas são os principais sintomas do câncer.

Além de realizar exames regularmente, a prática de atividade física, alimentação saudável e manutenção de peso corporal adequado estão entre as principais formas de prevenção da doença. Também é recomendável evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de hormônios sintéticos.