O Serviço de Oncologia Clínica (Tratamento com Amor) do Hospital da Mulher realizou, na quarta-feira (12), mais uma roda de conversa educativa. Conduzido pelo dentista do Hospital da Mulher, Gabriel Telles, o bate-papo teve como tema a saúde bucal de pacientes em tratamento oncológico.
Durante a quimioterapia, pacientes oncológicas podem apresentar efeitos colaterais e, por isso, devem ter atenção redobrada à saúde dos dentes. “A educação em saúde é muito importante para que elas consigam identificar quais os possíveis efeitos colaterais da quimioterapia na cavidade bucal”, ressaltou Telles, ao destacar a hipossalivação – lábios secos e dificuldade de engolir – como um dos possíveis efeitos colaterais.
A coordenadora de enfermagem do Tratamento com Amor, Gabriela Silva, compartilha que as rodas de conversas são sempre muito esperadas pelas pacientes. “De forma leve, elas conseguem sanar suas dúvidas e receber as devidas orientações em relação à saúde bucal”, afirmou.
Durante a roda de conversa, as pacientes também foram instruídas quanto aos hábitos de higiene oral como a escovação e sobre o uso do fio dental, os quais fazem parte da manutenção e cuidados durante o tratamento. “Essa parceria entre a odontologia e a oncologia é fundamental. Dessa forma a paciente é orientada sobre o que fazer caso haja intercorrências, quais intervenções podem ou não ser feitas durante o tratamento quimioterápico, qual tipo de tratamento pode ser utilizado e como buscar ajuda, se necessário”, reforçou o profissional.