O Serviço de Oncologia Clínica do Hospital da Mulher celebra, neste mês de novembro, seis anos de atendimento especializado e humanizado às mulheres em tratamento oncológico. Desde a inauguração em 2018, foram realizados mais de 90 mil atendimentos quimioterápicos pelo Serviço, também conhecido como Tratamento com Amor.
Como referência estadual, o Hospital da Mulher recebe pacientes dos 417 municípios e oferta atendimento integral, do diagnóstico ao tratamento, por meio de equipe multidisciplinar composta por médicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, entre outros profissionais.
Em dezembro de 2023, o hospital foi habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACOM), um reconhecimento que possibilitou a oferta de assistência de alta complexidade, essencial para tratamentos mais avançados. “Nosso objetivo é garantir que todas as mulheres que chegam até nós tenham acesso ao que há de mais avançado em termos de cuidados oncológicos, além de se sentirem acolhidas em todas as etapas do tratamento, do diagnóstico até a cura. Olhar para esses seis anos nos enche de orgulho por cada conquista e por cada vida que conseguimos impactar positivamente”, compartilha a diretora médica da unidade, Jamile Martins.
Através da Comissão de Humanização, o Serviço de Oncologia Clínica ainda promove ações educativas de saúde, beleza e bem-estar, com iniciativas como rodas de conversa educativas, momentos de automaquiagem e musicoterapia. A paciente Ana Cristina Mota, natural de Euclides da Cunha, realiza tratamento para câncer de mama e destaca o cuidado humanizado recebido no Tratamento com Amor. “No Hospital da Mulher, consegui enfrentar a situação com leveza. Fui muito bem acolhida e instruída no Tratamento com Amor. A dedicação e o carinho que recebi foram fundamentais. O cuidado da equipe e as rodas de conversa também ajudaram a entender melhor sobre o câncer de mama e seus sintomas. Sou grata a todos os funcionários pelo respeito e atenção durante meu tratamento”, afirmou.
O Hospital
Considerado o maior hospital do Brasil dedicado às doenças do aparelho reprodutor feminino, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos oferta desde o diagnóstico ao tratamento das mais diversas doenças através de serviços como os de mastologia, oncoginecologia, cirurgia plástica, planejamento familiar, cirurgia geral e reprodução humana/endometriose.
Desde a inauguração da unidade, em 2017, já foram realizados mais de 3,8 milhões de atendimentos médicos e multidisciplinares, além de mais de 70 mil cirurgias.