Oficina de amarração de lenços diverte e emociona pacientes oncológicas do Hospital da Mulher

Lágrimas de emoção rolaram pelo rosto da paciente Antônia Roquilda ao participar, nesta terça-feira (06), da oficina de amarração de lenços realizada pelo Hospital da Mulher em parceria com o grupo voluntário ‘Lenços do Bem’. “Estou chorando de felicidade”, revelou dona Antônia, enquanto também realizava sua primeira sessão de quimioterapia e recebia ajuda do marido para aprender novas técnicas de amarração. “Eu adoro lenços! Aprendendo novos jeitos de amarrar, fica melhor ainda”, contou.

A ação fez parte da programação especial da Campanha Outubro Rosa. Idealizado pela voluntária Juliana Paixão, que também passou por tratamento de câncer, o grupo distribuiu lenços e ensinou técnicas de amarração no Hospital pelo segundo ano consecutivo. “Eu percebo que as pacientes mudam até o olhar. Enxergam esperança. Acredito que se espelham na minha história de superação para que, quem sabe futuramente, também façam uma ação como essa”.

A paciente Dilzia Oliveira espera que a oficina seja realizada durante o ano inteiro. “Eu não sabia, não tinha ideia de como usar lenços. Agora já vou sair daqui com boas ideias para usar. Achei tudo maravilhoso”.

Humanização

O Núcleo de Humanização do Hospital da Mulher realiza, ao longo do ano, programação com as mais diversas terapias e atividades de lazer e bem-estar. Durante a Campanha Outubro Rosa, estão sendo realizadas salas de espera educativas, oficina de amarração de lenços, sessão de cinema, bingo animado e musicoterapia.

“Acredito que o Outubro Rosa é um mês muito importante para essa questão da conscientização do câncer de mama, por isso pensamos em fazer algo bem lúdico, dinâmico, já que, devido à pandemia, não podemos fazer aglomerações e devemos seguir protocolos de distanciamento”, pontuou a coordenadora de enfermagem do serviço de Oncologia Clínica, Milena Durães.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba