Março Lilás: Hospital da Mulher alerta para prevenção do câncer de colo de útero

No mês de combate ao câncer de colo do útero, o Hospital da Mulher, em Salvador, reforça a necessidade de que as mulheres estejam atentas à prevenção do terceiro câncer mais incidente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, conforme apontam dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA-2020).

Ao longo de todo o mês, através da equipe multidisciplinar e da Comissão de Humanização, as pacientes e colaboradoras da unidade participarão de salas de espera informativas e educativas sobre a doença tema central da campanha Março Lilás.

Por meio do Serviço de Oncologia Clínica (Tratamento com Amor), o Hospital da Mulher oferta tratamento completo para a doença, que representa uma média de 27% dos tratamentos realizados no Serviço, antecedido apenas pelo tratamento para câncer de mama (60%). Desde 2018, mais de 4 mil atendimentos já foram realizados para o tratamento do câncer do colo do útero. “Todas as indicações de cirurgias, das mais simples às mais complexas, além da quimioterapia, são realizadas aqui no Hospital da Mulher”, ressalta o oncologista Dyego Nunes.

O câncer de colo do útero é causado pela replicação desordenada das células que fazem o seu revestimento e pode comprometer até mesmo órgãos distantes. São diversas as causas do câncer do colo do útero, como as externas, a exemplo do estilo de vida levado pela mulher, e também as internas, como hormônios e mutações genéticas. “Geralmente é uma doença que tem uma instalação mais prolongada, então existem lesões pré-cancerígenas, que podem ser detectadas e tratadas de uma forma precoce; mas se não detectadas, com o passar do tempo, podem evoluir para lesões malignas”, explica Dyego.

Como forma de prevenção, o profissional recomenda que o exame preventivo Papanicolau seja feito anualmente, a partir do início da vida sexual. A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) também é uma opção indicada. Se detectado inicialmente, o tratamento comumente é realizado através de cirurgias simples. Em casos mais avançados, a quimioterapia também pode ser recomendada. Dona Sisnelila dos Santos é uma das pacientes que tratam o câncer do colo do útero no HM. “O Serviço aqui é muito bom. Tenho confiança de que sairei daqui curada”, estimou.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba