Junho Vermelho: Hospital da Mulher celebra campanha com programação alusiva

O Hospital da Mulher realiza, durante o denominado ‘Junho Vermelho’, atividades alusivas ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira (14). A programação tem como objetivo conscientizar e incentivar colaboradores e acompanhantes acerca da doação de sangue.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco responsável por descobertas importantes sobre os tipos sanguíneos. De acordo com a biomédica do Hospital da Mulher, Larissa Santos, toda a programação, além de lembrar a data, foi pensada de forma a promover a disseminação do conhecimento e a desmistificar mitos e verdades relacionados à doação.

“Para isso, utilizamos jogos como o ´Passa e repassa’. Também idealizamos o ‘Mural dos heróis’, com fotos dos nossos colaboradores e doadores ‘Amigos do HM’ — como forma de incentivar e reconhecer o gesto dos que fizeram suas doações; além disso, na próxima sexta-feira (16), vamos promover uma palestra temática”, explicou a biomédica Larissa Santos.  

O que é necessário para ser um doador?

Para ser um doador, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar
acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Para ser um doador ‘Amigo do HM’, basta informar, no ato da doação, o código 0195 ou informar o nome da paciente, destinando a doação ao Hospital da Mulher.

No dia da doação, é recomendável que o doador esteja descansado, alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação), além de
que não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e nem tenha fumado
por ao menos duas horas antes da coleta de sangue.

São impedimentos temporários para a doação de sangue: gripe, resfriado, febre, gravidez, período pós-gravidez e de amamentação (primeiros 12 meses),
assim como tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses, ter feito
exames/procedimentos endoscópicos nos últimos seis meses ou situações em que
hajam maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis.

Pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade,
evidência clínica ou laboratorial de hepatite B e C, AIDS (vírus HIV), doenças
associadas ao vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, além do uso de drogas
ilícitas injetáveis são impedimentos definitivos para a doação.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba