Janeiro Branco: Casa da Mulher aborda saúde mental e promove piquenique ao ar livre para pacientes

A Casa de Apoio do Hospital da Mulher, em Salvador, promoveu, como parte da campanha Janeiro Branco, dinâmicas sobre saúde mental e piquenique ao ar livre. Realizado pela Comissão de Humanização, o momento reuniu pacientes e também colaboradores.
O Janeiro Branco tem como objetivo principal estimular o debate sobre a saúde mental e o bem-estar humano. “Ter saúde mental não é não ter problema. É a gente conseguir lidar com os nossos problemas e dificuldades, cada um à sua maneira, com a ferramenta que dispõe, de acordo com a sua história de vida”, explicou a psicóloga Kalena Ferraz ao ressaltar a importância de buscar um profissional da psicologia caso precise de ajuda.
A paciente Nadia Salles participou da dinâmica escrevendo objetivos para o ano de 2023. “Essa ação fez toda a diferença para mim. A beleza e energia do lugar nem se fala. É um salto que dá no nosso tratamento e mostra quanta gente boa pode cuidar de você”, revelou com brilho nos olhos.
As hóspedes são encaminhadas à Casa de Apoio da Mulher através do Serviço Social do Hospital da Mulher, sendo admitidas hóspedes que, durante a evolução do tratamento, necessitem de domicílio em Salvador e morem no interior da Bahia. O local dispõe de amplo espaço com 45 dormitórios, refeitório, banheiros adaptados, cozinha experimental, salão de atividades e área de convivência, além de fornecer oficinas de capacitação, terapias ocupacionais e atendimento nutricional e psicológico. Ao todo, cerca de 90 profissionais de apoio e assistência atuam na unidade.
“A gente faz todo esforço para que todas as pessoas, sobretudo as em cuidado paliativo, possam viver bem até o último minuto da vida. Enquanto há vida, a gente precisa ter momentos de alegria e se sentir vivo fazendo coisas cotidianas, como este piquenique. Isso tudo nos lembra que, a despeito da doença, nós temos vida e ela deve ser usufruída da melhor maneira, até o último segundo”, concluiu o médico e coordenador da Comissão de Cuidados Paliativos da Sesab, Franklin Santana.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba