O Instituto Fernando Filgueiras (IFF) recebeu, da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente do Estado da Bahia (FETIPA), certificação pelo reconhecimento de boas práticas da aprendizagem profissional na Bahia em 2022.
A certificação condecora, sobretudo, a atuação e valorização do Jovem Aprendiz na sociedade e no mundo do trabalho. Para a assistente de Recursos Humanos, Jéssica Alencar, é motivador contribuir para a formação de profissionais de excelência. “Este reconhecimento significa que estamos no caminho certo. É compreender que ofertamos aprendizado, oportunidades e experiências que darão a eles um ótimo direcionamento no crescimento profissional”, afirmou.
Para participar do Programa Jovem Aprendiz, o qual é regulamentado por Lei desde 2000, o jovem deve ter entre 14 e 24 anos de idade. Caso o adolescente ou jovem não tenha concluído o Ensino Médio, deve estar obrigatoriamente matriculado e frequentando a escola regular.
A gerente de Recursos Humanos do IFF, Adriana Podestá, lembra que, atualmente, a maioria dos jovens passa por dificuldades para inserção no mercado de trabalho. Por esse motivo, a instituição tem como principal objetivo a absorção futura destes colaboradores. “Nós, do Instituto Fernando Filgueiras, trabalhamos diariamente para proporcionar uma formação que possibilite que esses Jovens Aprendizes saiam para o mercado de trabalho já empregados, o que acontece na nossa instituição, já que absorvemos a maioria dos nossos jovens ao término do contrato”, assegurou Adriana.