HRSAJ realiza campanha de conscientização em prol do Dia de Luta contra Queimaduras

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, localizado no Recôncavo baiano, realiza, durante todo o mês de junho, uma campanha de conscientização em prol do Dia de Luta contra Queimaduras, lembrado nesta quinta-feira (06).

Com o tema ‘O descuido dura um instante, as marcas, toda a vida’, a ação tem o objetivo de conscientizar profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes sobre a prevenção de queimaduras e controle de acidentes com fogo durante, principalmente, o período dos festejos juninos.

Durante a campanha, serão realizadas palestras e ações educativas com destaque à importância da prevenção. Além de orientação profissional e distribuição de informativos sobre a importância da prevenção, também serão distribuídos materiais sobre os devidos cuidados a serem tomados em casos de queimaduras.

Conforme o Ministério da Saúde, queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos.  Atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruição parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos.

As queimaduras são classificadas em três graus, de acordo com a sua profundidade e tamanho, sendo geralmente mensuradas pelo percentual da superfície corporal acometida.

De acordo com a coordenadora do Serviço Social da unidade, Fernanda Macedo, a maioria das queimaduras acontece em ambiente doméstico e tem como principal agente causador a escaldadura. “Na maioria das vezes, o que leva um instante para acontecer, pode levar meses e anos para a recuperação e a vida toda para esquecer”, salienta a profissional. “Por este motivo, a consciência dos riscos, medidas preventivas e orientação à população através de campanhas educativas são importantes e a melhor forma para evitar acidentes com queimaduras”, afirmou.

Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ)

Uma das referências estaduais, o HRSAJ dispõe de uma Unidade de Tratamento de Queimados desde 2011. A unidade é composta por equipe multiprofissional como médicos, enfermeiros, cirurgiões plásticos, assistente social, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas -, profissionais que

buscam humanizar a permanência do paciente e otimizar o tempo de internação.

O HRSAJ ainda dispõe de alta tecnologia como curativos de ponta e alta precisão, material para enxerto de pele, equipamento dermato elétrico e expansor de tecidos. Também são disponibilizados 21 leitos de internação, sala de curativo, sala de balneoterapia, além de brinquedoteca e área de recreação.

 

 

 

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba