HRSAJ promove atualização em Suporte de vida adulto e pediátrico

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) promoveu, na última semana, mais uma atualização em Suporte Básico de Vida Adulto e Pediátrico com enfoque em Reanimação Cardiopulmonar.

Composta por atividades teóricas e práticas, a ação abordou temas como Primeiros Socorros: Parada Cardiorrespiratória (PCR), Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), Engasgo e Manobras utilizadas em pediatria.

A atualização foi realizada em parceria com a Liga Acadêmica de Atenção Primária e Primeiros Socorros (LAAPPS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. De acordo com a representante da LAAPPS, Ivana Karolina Sousa, a atualização teve como objetivo principal sanar possíveis dúvidas acerca do tema, além de praticar a manobra e discutir tomadas de decisões em situações cotidianas nas quais o socorrista deve prestar o atendimento adequado.

“Essas ações são necessárias não apenas para profissionais da área, porque todos podem ser capacitados para saber dar suporte básico em casos de emergência; seja para ter noção de qual serviço acionar em cada caso ou até mesmo quais decisões tomar e como identificar uma parada cardiorrespiratória e diferenciá-la de um desmaio”, exemplificou. “Quanto mais pessoas capacitadas, maiores as chances de sobrevivência daqueles que podem vir a cruzar o caminho dessas”, concluiu Ivana.

O método utilizado também incluiu um pré teste, para que os profissionais pudessem exercitar o conhecimento prévio que possuíam acerca do SBV.  Ao fim do evento, os profissionais realizaram procedimentos práticos desde a análise dos riscos até a realização da manobra de reanimação e chegada do serviço avançado.

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba