HRSAJ estimula prevenção do câncer de mama em campanha Outubro Rosa

Em adesão ao movimento internacional Outubro Rosa, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) realizou, na terça-feira (23), programação temática para colaboradores da unidade. Celebrada anualmente, a campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, contribuindo para a prevenção e consequente redução da mortalidade.

Com abertura realizada pelo diretor técnico da unidade, Antônio Carlos Neto, e pela gerente de enfermagem, Edna Aquino, o evento expôs o que é o câncer de mama, os desafios da doença, a vulnerabilidade de mulheres que convivem com o câncer e a superação de quem conviveu com a doença.

Na ocasião, a técnica de enfermagem e palestrante Marta Sanches compartilhou a sua história de superação do câncer de mama. “Eu fui mutilada, perdi uma mama, mas não perdi a fé. A minha fé está mais forte, a minha fé está vibrante, a minha fé me fez uma pessoa melhor”, contou.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, sendo o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma.

Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e uso de hormônios sintéticos estão entre as principais formas de prevenção, além de realizar a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos, para diagnóstico do câncer antes que seja sintomático.

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba