HRSAJ encerra campanha Setembro Amarelo com I Simpósio de Prevenção ao Suicídio

Com o lema “Vencer na vida é viver”, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado no Recôncavo da Bahia, realizou, na última semana, o encerramento da Campanha mundial Setembro Amarelo, cujo objetivo é debater e conscientizar a população sobre o suicídio, problema mundial de saúde pública.

Como parte da programação, os colaboradores do hospital participaram de palestras psicoeducativas ministradas pela psicanalista Gilnês Sampaio e a psicóloga Maria Ângela Vieira, e também desfrutaram de sessões de ginástica laboral com a fisioterapeuta Ionara Rebouças.

Para a colaboradora Késia Lurian, os debates reforçaram a relevância de falar sobre o suicídio, a valorização da vida e a saúde emocional, e o que pode ser feito para assegurá-la. “Pudemos entender a importância de oferecer um ombro amigo quando identificamos alguém em uma situação de risco, além de oportunizar acesso a informações importantes a respeito de tratamentos possíveis para garantir a nossa saúde emocional”, pontua.

Conforme a gerente de enfermagem da unidade, Edna Aquino, ações como esta servem para reforçar e fortalecer os vínculos sociais dos indivíduos, seja nas instituições ou entre a população como um todo. “Pessoas que apresentam o quadro de desesperança, desamparo, depressão e desespero requerem atenção especial, apoio emocional e o acompanhamento de profissionais capacitados, de forma que elas venham a resgatar a esperança e a autoestima”, explica. “A escuta e o diálogo são as melhores e mais eficazes ferramentas de apoio”, conclui.

 

Dados

Conforme dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no último dia 20, no Brasil, de 2007 a 2016, 106.374 pessoas morreram em decorrência do suicídio.

Diante do quadro, o Ministério da Saúde divulgou que ampliará as Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) em cidades com alto índice de suicídio, como Manaus, Campo Grande, Boa Vista, Porto Alegre, Florianópolis e Teresina. Serão destinados R$ 1,4 milhão para os núcleos de atendimento dos municípios.

Pessoas sob risco podem encontrar ajuda através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades básicas de Saúde dos municípios, e através do Centro de Valorização da Vida (CVV). Para mais informações, ligue 141 ou acesse www.cvv.org.br.

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba