HRSAJ é hospital referência em residência de Ortopedia e Traumatologia

Único hospital da Bahia a ter 100% de aprovação de residentes na prova que confere o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT), o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), sediado na região do Recôncavo, já recebeu mais de vinte residentes de diversos estados do Brasil.

Credenciado ao Ministério de Educação e Cultura (MEC), o hospital oferta residência médica nas especialidades de Cirurgia Geral e Clínica Médica, com duração de dois anos, além da residência de Ortopedia e Traumatologia, que por sua vez é concluída em três anos. Ao longo da especialização, os médicos residentes realizam atividades práticas e teóricas relacionadas a temas como Centro Cirúrgico, Pronto Socorro e Enfermaria. Anualmente, seis residentes são recebidos nas três especialidades.

Para o diretor de ensino e pesquisa e coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) da unidade, Laudelino Souza Filho, a oferta de especialização é extremamente positiva também para o centro de formação. “Toda vez que você oferece formação e ensino, você requalifica o hospital. Então isso funciona como uma troca, porque os nossos médicos se atualizam e todo o corpo técnico do hospital evolui”, conclui.

Ortopedia 100%
Ex-residente em ortopedia e hoje preceptor da residência médica em Ortopedia do HRSAJ, o médico especialista Gabriel Prado destaca a dimensão da especialização. “A residência é forte, tem residentes que vêm aqui para conhecer e ficam impressionados porque o volume cirúrgico que a gente tem é muito grande”, revela.

Ao final da especialização ortopédica, os residentes passam por uma prova para que recebam o título de especialista. O R3 em ortopedia – denominação dada ao residente do terceiro ano da especialização – é submetido à prova da SBOT, que é realizada anualmente em Campinas, São Paulo. Todos os residentes do Hospital Regional foram aprovados pela SBOT nos últimos três anos.

Para o coordenador da residência ortopédica, Carlos Alberto, a aprovação esta ligada a importância que a gestão dá à melhoria contínua dos processos de trabalho. “Nossa unidade investe em aperfeiçoamento profissional e tecnológico. Fazemos prótese total de quadril, que são poucos serviços da Bahia que fazem. Nós temos profissionais altamente especializados, todo o suporte de ponta, desde material instrumental a equipamentos avançados de imagem, como tomografia e radiografia, além do suporte da UTI”, complementa.

Além de ofertar residências médicas, o HRSAJ atua como um centro de formação ao receber alunos de universidades públicas – como a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – e cursos técnicos, através de programas de estágios supervisionados nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição e psicologia.

Como pleitear uma vaga
Médicos de todo Brasil podem se inscrever no processo seletivo, que é divulgado do site da Sesab, no endereço www.saude.ba.gov.br/. Para pleitear uma das vagas disponibilizadas para cada especialidade, o candidato realiza prova escrita com local, data e horário disponibilizados em edital. Os candidatos selecionados são devidamente matriculados e dão inicio às atividades do curso de especialização na área pleiteada.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba