HRSAJ alerta população sobre disseminação de fake news durante pandemia

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado no Recôncavo baiano, alerta a população local e de municípios circunvizinhos sobre a disseminação de fake news e reforça a necessidade de se manter informado através de fontes oficiais, sobretudo no momento atual de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
O HRSAJ atua em total conformidade com os protocolos estabelecidos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Portanto, são infundadas notícias como as de que os colaboradores da unidade não têm acesso aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assim como as de que são feitos o uso inadequado e a reutilização destes equipamentos.
A psicóloga Mariana Britto recomenda precaução com as informações consumidas principalmente via redes sociais. “Quando uma pessoa tem acesso a uma notícia que não é verídica, é induzida a comportamentos inadequados”, explica. “Por este motivo, a gente tem que ter informação pautada na verdade, na ciência e realidade, o que ajuda a minimizar a ansiedade causada pela pandemia e traz a sensação de segurança”, afirma a profissional.
Estratégias de combate ao coronavírus
Através do Comitê de Enfrentamento a COVID-19 do Instituto Fernando Filgueiras (IFF), equipes assistenciais e de apoio de todos os serviços que compõem o Hospital têm passado, diariamente, por capacitações e atualizações sobre os fluxogramas e rotinas, as quais incluem fluxos de pacientes de casos suspeitos ou confirmados, orientações aos pacientes e aos colaboradores, manejo de vias aéreas e reanimação cardiopulmonar, protocolos de higienização, limpeza e desinfecção do ambiente e equipamentos, gerenciamento de resíduos, manuseio e utilização de kits COVID-19 – compostos por capa, máscara, gorro, óculos e luvas –, além de fluxogramas de atendimento ao colaborador com sintomas respiratórios.
Também foi desenvolvido, na unidade, um fluxo exclusivo para atendimento de pacientes com casos suspeitos do novo coronavírus. De acordo com o diretor técnico do HRSAJ, Antônio Carlos Neto, a equipe multiprofissional está capacitada para adotar as condutas adequadas conforme os graus de complexidade apresentados por cada paciente, sejam elas de leve, média ou alta complexidade.
“Neste momento, é crucial a utilização de fontes oficiais do Estado para se manter informado. Mensagens enviadas pelo WhatsApp ou redes sociais não oficiais não garantem a integridade e verdade da informação”, pontua a diretora geral do HRSAJ, Nara Medrado.
A Secretaria da Saúde do Estado emite, diariamente, boletins informativos acerca dos casos confirmados de COVID-19, bem como o número de óbitos e casos descartados. É possível ter acesso às notas técnicas, boletins epidemiológicos e outras recomendações através do site: www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba