Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus promove palestra de conscientização para colaboradores no Outubro Rosa

“A luta contra o câncer de mama é um movimento social e envolve toda a família no processo de cura. Neste sentido, a conscientização deve ser universal”, afirma Luciano Ramos, médico mastologista, durante palestra realizada na manhã desta terça-feira (25), para os colaboradores do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus. A ação tem como proposta a descoberta precoce do câncer de mama, em campanha desenvolvida pela Comissão de Humanização na unidade hospitalar.

O palestrante ainda citou que o câncer de mama é uma doença comum, como hipertensão, diabetes e infarto e que precisa de atitudes preventivas, como aprender a fazer o autoexame, a passar anualmente no ginecologista, ou no mastologista, para mulheres acima dos 35 anos de idade, além de fazer exames clínicos e realizar a mamografia, obrigatoriamente, uma vez por ano. “São medidas simples que promovem o diagnóstico da doença no seu início, propiciando altos índices de cura”, garante.

Além das palestras, realizadas em dias e horários diferenciados para disseminar maior a informação entre os colaboradores, também foram promovidos diálogos na sala de espera para os pacientes, distribuição de fitinhas e panfletos com a ideia: ‘Não tenha medo de se tocar. Não tenha medo de se cuidar’, em alusão ao Outubro Rosa. Nesta quarta-feira, 26, a palestra será direcionada para a descoberta precoce do câncer de mama, através do autoexame, com o oncologista clínico João Cláudio Neiva.

Para a colaboradora Eliana Rocha, 47 anos, a palestra foi esclarecedora e motivacional. “A partir de atividades educativas podemos disseminar a informação para parentes, pacientes, amigos e familiares”, diz a técnica de enfermagem.

Ascom: HRSAJ

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba