O Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL) realizou, neste mês, a roda de conversa ‘Autocuidado e Prevenção de Esgotamento’. A dinâmica faz parte do programa Cuidando de Quem Cuida, uma iniciativa que oferece atenção integral à saúde dos colaboradores por meio de atendimentos médico, psicológico e nutricional, com foco na promoção do bem-estar e valorização de quem cuida diariamente de outras pessoas.
A escolha pelo tema se deu pela crescente de casos de Burnout – sensação de esgotamento físico e emocional causada pelo estresse constante no trabalho – e crises de saúde mental no ambiente laboral do Brasil. De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), cerca de 30% das pessoas ocupadas no país sofrem com a doença.
Para o psicólogo Ícaro Pestana, integrante do programa Cuidando de Quem Cuida, as rodas de conversa são ferramentas essenciais para transformar o ambiente de trabalho em um espaço mais saudável e acolhedor. “As rodas de conversa no ambiente de trabalho, especialmente em contextos organizacionais de saúde, desempenham um papel fundamental na promoção do bem-estar emocional e na melhoria das relações interpessoais. Mais do que uma simples reunião, elas se tornaram um espaço seguro e acolhedor, onde todos têm voz, independentemente do cargo ou função. Esse formato quebra as barreiras da hierarquia e promove um diálogo mais humano, onde podemos compartilhar experiências, escutar uns aos outros com empatia e construir novas formas de lidar com os desafios do dia a dia”, explicou o profissional.
O técnico de Segurança do Trabalho, Pedro Vilas Boas, foi um dos colaboradores que participaram do evento. “O momento foi incrível e me ajudou bastante, pois muitas coisas que foram abordadas eu nunca tinha percebido. Falamos sobre nosso dia a dia com nossos colegas de trabalho e como reagimos a possíveis adversidades; também falamos sobre como agir no momento certo e da forma ideal”, compartilhou.