Hospital Professor Eládio Lasserre estimula cuidado e motivação de colaboradores em ações do projeto ‘Cuidando de quem Cuida’

Ouvir, acolher e motivar os profissionais de saúde são cuidados constantes incorporados à rotina do Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL), sobretudo durante a pandemia do novo coronavírus. 

Através dos Serviços Social e de Psicologia, a unidade deu início, no mês de maio, à atividade ‘Compartilhando boas notícias’ e à dinâmica ‘Pássaro Correio’.

A atividade incentiva a reunião de colaboradores para momentos de leitura de boas notícias e troca de informações sobre progressos, cuidados e adaptações positivas durante o período. Já com a dinâmica ‘Pássaro Correio’, o objetivo é compartilhar mensagens motivacionais entre os colaboradores. “Nessa dinâmica, os colaboradores, indicados por seus colegas, recebem uma mensagem motivacional, construindo uma teia de suporte e carinho no ambiente laboral”, explica a psicóloga Marília Sena. 

A programação de atividades acontece semanalmente. “Essa é mais uma das estratégias de acolhimento das tensões emocionais, o que possibilita a expressão dos sentimentos e favorece o processo de resiliência e adaptação no ambiente laboral”, afirma a psicóloga Juliana Nogueira.

O projeto

‘Cuidando de quem Cuida’ é uma iniciativa do Instituto Fernando Filgueiras (IFF). Desenvolvido nas unidades de saúde administradas pela instituição, o projeto conta com a participação das equipes assistenciais e de apoio e desenvolve, ao longo do ano, ações de saúde, humanização e bem-estar voltadas aos colaboradores de cada unidade hospitalar. 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba