Hospital Professor Eládio Lasserre é o maior centro doador de córneas da Bahia desde retorno de captações

Home » EM DESTAQUE » Hospital Professor Eládio Lasserre é o maior centro doador de córneas da Bahia desde retorno de captações
Esta postagem foi publicada em 20 de outubro de 2020

O Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL) foi classificado pelo Banco de Olhos da Bahia como o maior centro doador de córneas do estado desde a liberação de captações pelo Ministério da Saúde. Seis captações de córneas já foram registradas desde o período iniciado em setembro.
Todas as captações acontecem em acordo com os protocolos preconizados pelas autoridades competentes. A gerente de enfermagem do HPEL, Luciana Porto, atribui o fato à dedicação da equipe multiprofissional em salvar e melhorar vidas. “As captações refletem a constante melhoria de processos como fluxogramas, prevenção de sepse e comunicação com os familiares dos doadores”,  pontuou.
O processo de doação envolve toda a equipe assistencial, desde o diagnóstico da morte até a abordagem humanizada dos familiares, que recebem apoio emocional e são informados sobre a possibilidade da doação de órgãos e tecidos.
A doação só é possível com o consentimento familiar do doador. A retirada das córneas não causa marcas estéticas e cada doação de córnea pode melhorar a qualidade de vida de até duas pessoas. Para saber mais, acesse: saude.ba.gov.br/transplantes.