Hospital Professor Eládio Lasserre atinge marca de 15 captações de córneas em três meses

O Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL) registrou nesta terça-feira (27) mais uma captação de córneas, alcançando a marca de 15 captações em apenas três meses. Fruto de parceria com o Banco de Olhos da Bahia e Captavisão, as captações foram realizadas através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), juntamente com os Serviços de Enfermagem, Serviço Social e Psicologia do HPEL.

Trinta pessoas que aguardavam na fila de espera foram beneficiadas com as doações. Conforme a gerente de enfermagem da unidade, Luciana Porto, as captações são essenciais, uma vez que contribuem com a diminuição da fila de espera de córneas.

“Esta marca também demonstra o resultado de processos internos mais ajustados, já que a aceitação da doação por parte da família também é influenciada pelo grau de satisfação ao atendimento prestado ao paciente. Com isso, os familiares se sentem seguros na atitude de doar”, observa a profissional, ao acrescentar que mesmo em um momento difícil, o ato de doar leva conforto à família, por saber que está ajudando a melhorar a vida de outras pessoas.

Para se tornar um doador de órgãos, é necessário ter entre dois e 70 anos e não é necessário registrar por escrito. Mais informações sobre doação e transplante de órgãos e tecidos podem ser obtidas através do site www.saude.ba.gov.br/transplantes.

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba