A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) do Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL) teve como foco principal, na última edição, a promoção da saúde mental dos colaboradores. Com abordagem do tema ‘Mente saudável, colaborador seguro’, a ação teve o propósito de evidenciar que, além da atenção às medidas de segurança para a saúde física, é importante considerar o bem-estar mental, reconhecendo a necessidade de equilibrar tanto corpo quanto mente no contexto do trabalho.
Com atividades diversificadas ao longo da semana, incluindo dinâmicas lúdicas e educativas, palestras sobre saúde mental, ventosaterapia e uma empolgante caça ao tesouro focada na segurança laboral, a ação teve como propósito não somente conscientizar sobre a prevenção de acidentes, mas também promover o bem-estar físico e mental dos funcionários da unidade.
Para a enfermeira e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Rejane Reis, a realização da SIPAT foi um momento ímpar. “Foi possível falar sobre esta temática de grande relevância e bastante necessária, que é a nossa saúde mental. Além disso, o engajamento das equipes superou as expectativas esperadas. Poder proporcionar esse momento de autocuidado, diversão e segurança foi muito gratificante, bem como promover uma transformação em nosso ambiente de trabalho, tornando-o cada vez mais saudável e seguro”, disse.
Realizada através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a SIPAT é um programa de segurança do trabalho e saúde ocupacional previsto na Legislação Trabalhista, conforme a NR-5 (Norma Regulamentadora). “Este ano, a SIPAT veio de uma forma mais abrangente, conseguindo trabalhar com a saúde mental dos colaboradores. Foi uma semana dinâmica e acolhedora, mostrando, assim, o significado da importância desta comissão na instituição”, compartilhou a coordenadora de Enfermagem do HPEL, Viviane Bastos.