Hospital Professor Carvalho Luz promove palestra para colaboradores sobre prevenção do suicídio

Os olhos atentos às explanações da palestrante evidenciaram a importância do tema tratado durante a palestra realizada na tarde desta segunda-feira (21) no Hospital Professor Carvalho Luz (HPCL), em Salvador. Na ocasião, a psicóloga e palestrante Mariana Britto apresentou às equipes multiprofissionais da unidade o conceito, principais sinais e orientações para prevenção do suicídio.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa no mundo comete suicídio a cada 40 segundos. “É através da informação que essas pessoas que estão passando por uma situação difícil podem ter acesso a ajuda e prevenir o suicídio. É através de ações como as incentivadas pela campanha Setembro Amarelo que a gente conscientiza a população de que não necessariamente precisa ser um psicólogo para acolher. Qualquer pessoa pode dar informação sobre onde procurar ajuda”, afirmou Mariana.

Para a coordenadora de psicologia do HPCL, Raquel Soares, a exposição da temática contribuiu em diversos fatores. “Muitos não possuem noção da quantidade de manejos possíveis em uma questão tão delicada. Então com o assunto abordado, os colaboradores puderam se sentir mais confiantes para ajudar o próximo e dessa forma fortalecer a prevenção do suicídio”, pontuou.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), entre 2010 e 2019, mais de 8.800 casos de lesões autoprovocadas foram contabilizados, sendo 5.160 casos de suicídio. No ano passado, a Bahia registrou 634 óbitos por suicídio. Neste ano, 384 óbitos já foram registrados.

Pessoas sob risco podem encontrar ajuda através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades básicas de Saúde dos municípios, e através do Centro de Valorização da Vida (CVV). Para mais informações, ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba