“Hospital padrão-ouro”, elogiam representantes da ONU Brasil em visita ao Hospital da Mulher

Representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) Brasil visitaram o Hospital da Mulher nesta quarta-feira (26), em Salvador, juntamente a representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPMBA), e avaliaram positivamente a unidade.

A equipe já havia conhecido o hospital no período da inauguração, em 2017. “Retomamos agora essa possibilidade de parceria com esse hospital que realmente funciona. As Nações Unidas e o Fundo de População da ONU (UNFPA) têm uma expertise na área de saúde reprodutiva e violência à mulher que casam muito bem com o que está sendo feito aqui”, pontuou. “A gente vê a população do interior do estado sendo atendida em um padrão-ouro. É gratificante, como brasileira, sentir que as coisas podem funcionar com recurso direcionado e com eficiência”, garantiu Nair Souza, oficial de programa do UNFPA.

A diretora administrativa da unidade, Avana Cavalcante, ressalta a importância da ONU na formulação e monitoramento de políticas e programas de desenvolvimento das populações, principalmente no fortalecimento da garantia ao acesso universal à saúde sexual e reprodutiva.

“Estamos engajados para que a parceria entre a UNFPA, as Secretarias de Saúde e de Políticas para as Mulheres estaduais e Hospital da Mulher continuem trabalhando para o acesso das mulheres baianas aos direitos humanos, de igualdade e de gênero, incluindo a assistência à saúde sexual e reprodutiva, como já iniciada com a inauguração do Hospital da Mulher há dois anos, como política de saúde e gênero na ampliação do acesso”, afirmou.

UNFPA

O UNFPA é uma agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais, sendo responsável por contribuir com os países para garantir o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o exercício do direito à maternidade segura.

O UNFPA ainda trabalha para que os direitos das juventudes sejam efetivados e para que todas as pessoas jovens possam atingir seu pleno potencial, além de apoiar os países na produção e utilização de dados populacionais para subsidiar a tomada de decisões no campo das políticas públicas.

 

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba