O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) registrou, na última semana, duas captações de órgãos e tecidos. A partir da autorização de familiares e do trabalho da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), foram realizadas captações de córneas e de rins.
Para Jackeline Pires, coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e membro da CIHDOTT, as doações representam não apenas um gesto de generosidade dos familiares, mas também de responsabilidade social. “É um ato que pode transformar a vida de muitas pessoas que aguardam um órgão compatível. Realizamos mais essa captação em 2025, e é um enorme orgulho fazer parte desse processo”, compartilhou.
Embora o Brasil seja uma referência mundial em transplantes, ainda existe resistência no processo de autorização para a doação de órgãos. Nesse contexto, a coordenadora do Serviço de Oncologia, Jéssika Anunciação, destaca a importância da informação e do incentivo ao gesto. “O acolhimento e a disseminação de informações são imprescindíveis durante todo esse processo” enfatizou.
O HECB conta com uma equipe multiprofissional humanizada e altamente capacitada que acompanha todo o processo de captação, desde o primeiro contato com os familiares até o suporte emocional e a execução dos procedimentos necessários. Para se tornar doador de órgãos e tecidos, basta informar aos familiares sobre a intenção. Não é necessário apresentar documentos ou registros escritos.