O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) promove, neste mês, uma série de ações com foco na sensibilização e incentivo à doação de sangue. A iniciativa acontece em apoio à campanha Julho Vermelho, que busca conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária. As atividades estão sendo desenvolvidas pela Agência Transfusional da unidade, em parceria com Comissão de Humanização.
Ao longo do período, o HECB realizará atividades informativas e educativas voltadas a pacientes, acompanhantes e colaboradores, com o objetivo de reforçar a importância de manter os estoques de sangue abastecidos no Extremo Sul da Bahia. Em 11 meses, mais de 2.700 doadores contribuíram com a Agência Transfusional da unidade, evidenciando o impacto da doação voluntária de sangue na região.
A biomédica e coordenadora da Agência Transfusional do HECB, Karolina Viana, destaca que campanhas como o Julho Vermelho mostram que não é preciso muito para realizar um ato de solidariedade. “Nosso objetivo é estimular colaboradores, pacientes e acompanhantes no dia a dia. Acreditamos que cada conversa, cada informação compartilhada e cada doação realizada representa um elo fundamental nessa corrente do bem”, compartilhou.
Para Fábio Luiz, técnico de equipamentos médicos da unidade, doar sangue é um gesto de amor. “Sou doador há anos e acredito no bem que posso estar proporcionando a outras pessoas. Podemos oferecer todo o amor e vitalidade que temos em nós, por isso a doação é tão importante. Além disso, é um gesto rápido e seguro”, afirmou.
Para doar sangue
É necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade necessitam da autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado, descansado e hidratado. É importante evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores, além de não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação e apresentar um documento oficial com foto.
