O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), unidade de referência para o Extremo Sul baiano, completou, no último dia 10, seis meses de funcionamento com a marca 36.884 atendimentos, 2.611 cirurgias, 4.600 pacientes recebidos pela regulação, além de mais de 2.200 atendimentos oncológicos.
Na manhã desta quarta-feira (13), foi realizada uma missa especial e um café da manhã com os colaboradores, com a participação do bispo da Região Sul e Extremo Sul, Dom Jailton de Oliveira Lima, e do padre da Paróquia Santa Luzia, Giovane Cruz. “Se o hospital fosse resumido em uma palavra, seria ‘benção’. Durante esses seis meses, milhares de vidas foram cuidadas nesta unidade, e nós precisávamos dessa grande graça aqui na nossa região”, compartilhou o coordenador da diocese.
Durante este período, os serviços ofertados pela unidade receberam aprovação de 93,88% dos pacientes, conforme dados da pesquisa de satisfação realizada pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
Casos como o da paciente Shirlei Silva, moradora do município de Medeiros Neto, refletem essa qualidade no atendimento. “Me senti muito acolhida pela equipe. Passar pelo tratamento do câncer é um processo difícil, mas sempre fui bem acompanhada por profissionais de excelência”, contou.
Ao longo dos seis meses, por meio dos Serviços de Alta Complexidade de Cirurgia Cardiovascular, Oncologia, Neurologia/Neurocirurgia e Traumato-Ortopedia, a unidade vem realizando centenas de procedimentos avançados, como cirurgias oncológicas, cardíacas, cateterismos e angiografias, ressecções de tumores cerebrais e correções de fraturas no crânio e coluna, dentre outras cirurgias ortopédicas, vasculares e gerais.
O diretor geral do HECB, Marco Antônio Andrade, destacou a importância da unidade para a região. “O Hospital Estadual Costa das Baleias representa um marco para toda região, tanto no aumento expressivo dos serviços oferecidos, quanto na qualidade e humanização da assistência, especialmente, resultado da combinação de uma estrutura altamente moderna, somada a uma equipe brilhante, engajada na melhoria contínua. Agradecemos a Deus e a toda equipe do Hospital por esses seis meses”, afirmou.
Para ser atendido na unidade, é necessário encaminhamento via Central Estadual de Regulação (SUREM e Lista Única) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).