Hospital Eládio Lasserre no Novembro Azul

O Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL) realiza, até o final deste mês, ultrassons e exames preventivos para os seus colaboradores. A ação é uma referência ao Novembro Azul, período de sensibilização e atenção especial ao câncer de próstata, segunda doença mais comum entre os homens, segundo dado divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2016.

Para evitar os possíveis perigos causados pela doença, o médico Rhamon Mendonça enfatiza a necessidade de checkup anual com especialista, realização de exercícios físicos e uma rotina alimentar saudável. “São iniciativas simples que previnem o câncer de próstata e maiores complicações na velhice”, afirma.

Vale salientar que em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou até insuficiência renal.

PROCEDIMENTO – As ultrassonografias são realizadas na própria unidade e em dias alternados. O exame tem por finalidade analisar e colher informações sobre possíveis alterações ou lesões da próstata, auxiliando no diagnóstico da doença. Após resultado dos exames, os funcionários serão encaminhados para avaliação médica.

CAMPANHA – “A iniciativa surgiu com o objetivo de despertar uma consciência coletiva na prevenção do câncer de próstata entre os colaboradores”, explica a gestora da Unidade, Mônica Matos, sobre a campanha ‘Cuidar de quem cuida da gente’ realizada pela Comissão de Humanização neste mês de novembro. Além dos exames, estão sendo realizadas palestras de conscientização para os 170 colaboradores homens, e diálogos na sala de espera para pacientes.

O encarregado administrativo Antônio Silva, 55 anos, entendeu a importância deste despertar para a saúde do homem e deixa uma mensagem para seus colegas. “Devemos ter a consciência que o câncer de próstata é uma doença comum, como hipertensão, diabetes e infarto, e diante deste cenário precisamos de novas atitudes sobre a nossa saúde.”, garante o colaborador.

Fale Conosco

Rua Lucaia, Edifício Professor Jorge Novis, nº 337. Sala 601. Bairro Rio Vermelho. Salvador, Bahia.

Fale Conosco

R. Francisco Souza, 26 – Roma – Salvador/Ba